12.2.16

Livros Físicos x Digitais


Nos últimos tempos, os livros digitais estão fazendo cada vez mais parte da minha vida como leitora. O aplicativo do kindle, wattpad e os pdfs já são figurinhas carimbadas na minha rotina. Já confessei várias vezes que adoro as madrugadas que são acompanhadas de um bom livro digital, mas eu não consigo deixar de amar cada um dos meus livros físicos e um dos meus maiores prazeres na vida é cuidar da minha estante. Eu sei que já tá até meio clichê, mas hoje eu vim trazer a minha opinião entre livros físicos e digitais.


1. Pra que luz extra? Eu tenho luz própria!
Todo mundo fala isso, mas é a verdade. Silêncio pra mim vale ouro. E eu amo ler de madrugada, mas não é por isso que eu posso incomodar a casa toda com a luz do quarto acessa. Ai que entra os livros digitais, e a luz do meu celuar. O ajuste do brilho então: mil maravilhas. Mas bem que eu não me incomodaria em ganhar aquelas luzinhas pequeninas para leitura.

2. Peso? Não.
Sim, bem mais leves. Eu não me incomodo muito em carregar livros pra cima e pra baixo. Na verdade eu amo fazer isso. Mas quantas vezes já não deixei aquele livro mais grosso em casa porque sabia que ele ia me incomodar. No celular não tem esse problema, você leva todos de uma única vez.

3. Estante
Eu amo minha estante, então só por esse tópico eu já daria vitória para os livros tradicionais. Qual é a graça em ficar mostrando minha coleção de pdfs, no Kindle ou no wattpad? Mas quem não baba com aquelas fotos com paredes que são estantes de cima a baixo? Lindas não?

4. Bateria
Se for pra me acompanhar o dia inteiro, o celular não aguenta. Do nada ele apaga, e já pensou se ele desliga bem no meio do clímax? Não dá né gente... Agora um pouquinho de luz já resolve o problema, puxa a lanterna, aquele livro da estante e acompanha a noite toda sem medo de ser feliz. Ah não ser que você tenha prova pela manhã. Aí é melhor ir dormir mesmo.

5. Inglês
Inglês Poliana? Sim, inglês. Já tentaram comprar livros estrangeiros na sua cidade? Porque por aqui parece impossível. Nunca acho variedade de títulos, e nem um preço acessível. Mas os digitais estão me proporcionando isso ultimamente, e muito bem por sinal. Wattpad por exemplo está cheio de livros com escrita levinha, fáceis de seguir. Ponto pros digitais.

6. Cheiro, toque, capa, amor Convenhamos gente, sejam quais forem as 1001 vantagens do formato digital, nada se compara a sair da livraria com sacola cheia, aguardar a chegada do carteiro, ou abrir o presente e descobrir que é livro. A experiência da leitura pode ser a mesma, mas a sensação do toque, a textura da capa, o virar de páginas e aquele cheiro inconfundível... Só uma palavra: inigualável.

É isso pessoal, qual a opinião de vocês sobre o assunto?
Um grande beijo para vocês,
Com  carinho, Poliana

Um comentário:

  1. Apesar da praticidade dos livros digitais eu acabo me entregando mais a história quando estou com o livro físico. Eu já peguei medinho de ler no wattpad e pdf porque já aconteceu diveeersas vezes de eu estar lendo e faltar capítulo então eu tenho mais segurança no livro físico.
    Eu estou apostando mesmo nos livros estrangeiros no wattpad \o/ Recomendo DEMAIS os livros da Bel Watson, o livro "how I lost you" e "Truly, madly, deadly"..
    Mas livros físicos é muito amor. Inclusive sinto falta de ter na estante varios livros que li emprestados de alguém..

    ResponderExcluir