16.1.16

Retrospectiva Literária 2015 - Dezembro


Bom dia meu povo! Meio tarde para dizer bom dia? Talvez.
Voltei hoje com a última lista que traz os livros que li mês a mês aqui no blog. Semana que vem é a última parte da Retrospectiva Literária de 2015. Então sem mais enrolação vamos a duas grandes surpresas, à coisa mais fofa de toda a lista, e a um presente de natal nada menos que maravilhoso.
Confere aí:



48. O Sonho de Eva - Chico Anes

Link do skoob
Esse ano foi, de longe, o mais recheado em autores nacionais. E nem foram tantos assim, preciso mudar esse hábito.
Esse livro pra mim foi uma grande surpresa. Comprei ele na Bienal Nacional do Livro de Brasília, que aconteceu em abril de 2014, por pura curiosidade. Mas eu cheguei em casa, comecei a ler e não me agradou nada. Voltou para a estante na hora. Esse final de ano, por falta de opção, peguei esse para me acompanhar na minha última semana de aula. SENHOR. Detalhe, eu adoro livros em que rola um romance, mas que não é esse o foco principal do livro, ele rola naturalmente junto da história, e esse é assim. Eu engoli o livro. A trama estava super envolvente, dramática, cheia de mistérios e surpresas e eu simplesmente não conseguia parar de ler. Apostem nele, e deliciem-se.



49. Amy & Matthew - Cammie McGovern

Link do skoob
Minhas madrugadas viradas na companhia de um pdf são sempre as melhores. Meu celular sempre tem pelo menos um pdf já baixado só para isso. E se eu soubesse que esse livro tão amor eu já tinha lido bem antes. Eu sempre tive curiosidade, mas ainda não havia pego para ler. Nem sei mesmo porque escolhi acompanhar a história desse fofo casal tão problemático, mas só tenho a agradecer às forças do universo que me levaram a isso. Se você tá enrolando pra ler esse livro, pode parar agora e ir dar um jeito nisso. Vale muito a pena.







50.  Bruxa da Noite - Nora Roberts

Link do skoob
Já vou começar dizendo que minha mãe é uma ótima pessoa. Que que isso tem a ver Poliana? Bom, ela foi viajar e trouxe um livro para mim, porque sim. Vai liberar a resenha muito em breve dele aqui no blog. Fevereiro se eu não me engano.  Mas vou adiantar que eu adorei a maneira como a autora equilibrou os ingredientes do livro, por assim dizer. Mistério, paixão, drama, amor, aventura e magia se misturam nas proporções certas para criar uma história magnífica.








51. A Mansão Hollow - Agatha Christie

Link do skoob
A rainha do crime de volta à nossa lista. E mais uma vez detetive Poirot na área. Aqui tudo acontece na beira de uma piscina, mas as coisas parecem tão bem ensaiadas que o próprio detetive custa a acreditar na veracidade daquilo tudo. Mas é real, porém as coisas não parecem ser tão óbvias, já que a arma encontrada no local do crime não é a mesma usada para assassinar a vítima. O que houve então? Nessa história Poirot não se envolve diretamente, mas recheia a história com seus palpites e pitacos, e mais uma vez nos dá um tapa na cara com o final. Pra variar, né...






52. Morte na Mesopotâmia  - Agatha Christie

Link do skoob
Contratada para participar de uma expedição no Iraque, o trabalho da enfermeira Amy nada tem a ver com todos aqueles artefatos. Ela está ali para ser uma espécie de babá/segurança para a linda Louise, que está apavorada, com medo de que seu ex-marido não esteja tão morto como ela pensava, e queira matá-la agora. Porém não dá muito certo, e Poirot acaba aparecendo mais uma vez para investigar a morte de Louise Ledner. Confesso que esse foi um dos livros mais surpreendentes entre os que já li da Agatha. Jamais eu desconfiaria justo do verdadeiro assassino. Como mais uma vez eu serei só elogios para esse livro, vou até já me adiantar para o próximo.





53. Os Elefantes Não Esquecem - Agatha Christie

Link do skoob
Sim queridos leitores, o final de ano foi dela: Agatha Christie. Isso porque eu ganhei esse três livros de natal de uma amiga minha. E falou em livro da Agatha eu não me aguento, preciso. O decorrer dessa história é bem mais leve. Um livro tranquilo e agradável, mas não por isso menos surpreendente. De fato eu ainda não cheguei em um nível de raciocínio para prever finais como o desse livro. Completamente lógico, mas muito bem planejado, e haja observação para entender esse tipo de coisa. Me pergunto  até quando vou continuar me surpreendendo com esse livros.







Os três livros a cima fazem parte do Box 2 da coleção Agatha Christie, pela editora Nova Fronteira.


Bom pessoal, com isso concluo a lista dos 53 livros em 2015. Foi em média 1 livro por semana. Será que em 2016 eu consigo manter? Tomara.
Um beijo grande para vocês, vejo vocês na segunda.
Com carinho, Poliana.

Um comentário:

  1. Como não aumentar a wishlist desse jeito? #partiuskoob

    ResponderExcluir