6.12.14

Resenha: Extraordinário - R.J. Palacio












Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intríseca
Páginas: 318
Lançamento: 2013
Ficção Americana
Nota: 1.000/5 

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Hey galerinha! Eu iria postar esta resenha só mais para frente, porém esta semana recebi uma mensagem da linda da minha madrinha perguntando quando a resenha iria sair, e é claro que no momento que tive disponível vim postar sobre o meu novo xodó e paixão literária: Extraordinário.

Auggie é um pequeno garotinho, mas já enfrenta muita coisa, ele tem um síndrome genética rara que causa uma severa deformidade em seu rosto, ele sofreu diversas cirurgias ao longo de seus poucos anos de vida, e sofreu de muitas complicações. E ele vai pela primeira vez para uma escola, após muitos anos estudando em casa, e além de ser um aluno novo sua aparência é MUITO diferente dos coleguinhas. Ele sente uma pressão com isso, medo de uma enorme rejeição dos colegas novos, mas acaba fazendo amigos e tendo uma vida de garoto normal. O livro é comovente, maravilhoso, inteligente, e como o próprio nome diz: Extraordinário. Poderia ler a história incontáveis vezes sem me cansar, ele está oficialmente na minha lista dos preferidos.

Eu já comecei o livro com uma grande expectativa, por diversas recomendações e dicas de amigos e seguidores do Ig, e não foi por menos, gostei muito muito muito do livro, e não entendo quem diz que o livro não é lá essas coisas. Auggie me fez pensar de uma forma nova, sobre conceitos pessoais e aceitação. Por ser um garotinho tão diferente e da forma que ele gosta de si mesmo, apesar de algumas vezes ele se sentir mal com sua aparência, no final ele se ama como é, e sabe que é lindo de sua maneira. Nunca vi um livro tratar de um problema físico, que poderia ser tratado como deficiência, mas não é, de uma forma tão sincera e ao mesmo tempo bonita, nem sei como explicar no modo em que me senti ao ler. Mas eu sei, que se visse Auggie por ai, ele seria digno de mais de mil abraços e muuuitos beijos! Ele consegue ser mais sincero, profundo e inteligente que muito gente adulta, e só com 10 anos, vê a vida de um modo simples e aberto, é extremamente bonito!'

Antes: Uma pequena trilha sonora para ouvir enquanto lê extraordinário! Amei!!


Como não tenho mais palavras para um livro maravilhoso como esse vou mostrar algumas partes que eu marquei como favoritas. 

Cuidado, pode conter Spoilers!!!!!

Página 296: "E a grande verdade é: eu sentia falta do seu rosto, Auggie. Sei que você nem sempre gosta dele, mas, precisa entender... Eu adoro. Eu amo seu rosto, Auggie, completa e apaixonadamente. E meio que partia meu coração o fato de você escondê-lo o tempo todo."

Página 306: " - 'Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.' Sem mais delongas, este ano tenho muito orgulho de conferir a medalha henry Ward Beecher ao aluno cuja força discreta conquistou a maioria dos corações... August Pullman, por favor, venha receber seu prêmio."

Página 310: "- Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário."

Página 313: "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. - Auggie"

Obrigada pela maravilhosa leitura R. J. Palacio! Auggie, você É extraordinário!

Com amor, Bea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário