28.9.14

Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 325
Lançamento: 2014
Ficção Norte-Americana
Nota: 5/5

Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

O que falar sobre este livro? Apenas que amei! Pronto a resenha acaba aqui, tchau! Brincadeira gente haha. Eu vi este livro através de resenhas, vídeos e várias fotos, muita gente falou que não gostou, que esperavam mais, que amou a história ou que só gostaram um pouquinho. Eu nem sabia o que esperar do livro, uma blogueira que gosto muito é viciada nos livros da autora e eu pensei: poxa se ela gosta tanto assim que mal faz comprar um deles e ler? E foi assim que me apaixonei pela escrita da maravilhosa Rainbow ^^

O livro é pra quem realmente tem paciência  eu nem tenho então quase o joguei na parede umas 100 vezes pois tem várias partes "pesadas". A história acontece em 1986, uma época em que ainda exite um certo preconceito com negros e pessoas "diferentes", Eleanor é uma adolescente que sofre muito, tem problemas familiares feios, seu pai não se importa com ela e sua mãe é casada com um canalha, ela volta para casa após um ano morando com amigos de sua mãe, lá encontra seus 4 irmãos que estão acostumados com a vida junto de seu padrasto. Na nova escola Eleanor conhece Park, meio coreano. Ele  a rejeita muito no começo criticando seu cabelão ruivo mal cuidado e suas roupas lotadas de tranqueiras. Eles se sentam juntos no ônibus, aonde por vários dias nem mesmo se olham, até que se aproximam, com quadrinhos e um walkman velho, e o amor começa. Em algumas partes do livro a história mostra o preconceito da época, até mesmo Park tem isso em algumas partes do livro, isso me deixou chateada, ver como as pessoas eram antes da atual diversidade. Exitem as garotas más no livro, que maltratam Eleanor, eu me senti no lugar dela, queria entrar na história e dar um enorme abraço de amiga nela. A vida dura da mãe de Eleanor e dos irmãos dela os transformam em pessoas sofridas, com problemas, você sente tudo isso de uma forma muito brusca. A história transmite muito sentimento em vários pedaços.

A narração varia entre os dois, deixando o leitor saber o que cada um sente, em cada momento, em alguns pedaços a história se repete na versão do outro, eu gostei muito disso, pois você sente por cada um, acompanha cada emoção, deixando tudo mais e mais interessante.

Eu chorei em algumas partes do livro, não por ser uma história triste, mas sim pelo sofrimento de Eleanor e a beleza do amor inocente dos dois no começo, é uma história que em certos pedaços te ensina uma lição. Eu queria que a história não acabasse, queria descobrir mais sobre os dois, eu passei um dia inteiro só absorvendo tudo que tinha lido, ainda é meio difícil, Eleanor & Park é um livro que te faz pensar, na vida, nas pessoas, no amor, no ódio, em tudo. Eu amei isso na história, estou mais que ansiosa para ler outro livro da autora!

A foto no início do post eu que tirei, do meu livro e dos meus marcadores! Esta aqui também foi tirada por mim, a capa do livro é extremamente linda, te deixa mais curioso para ler *-*


Neste livro eu marquei certa de 20/30 partes que gostei muito, selecionei algumas aleatoriamente para vocês.  Esta parte pode conter alguns spoilers, então não leia se você não quer saber nada a mais da história!

Página 116:  
"- Eleanor, espere - Park falou. Ela podia ouvir o pai na cozinha e seu coração pulando pelas paredes. - Eleanor, espere.  Eu te amo. Eleanor?"

Página  59: 
"Porque, mesmo depois de tudo o que acontecera nos últimos 45 minutos - e tudo  que acontecera nas últimas 24 horas -, ela só conseguia pensar em encontrar Park."

Página 165: 
"- Eu pareço um mendigo?
- Pior - ele disse. - Parece um palhaço mendigo triste.
- E você gosta?
- Adoro.
Assim que ele disse isso, ela abriu um sorriso. E, quando Eleanor sorria, alguma coisa se partiu dentro dele, isso sempre acontecia."

Página 301:
"Ela não ficaria mais com ele no ônibus.
Não entortaria os olhos para ele na aula de inglês.
Não arranjaria briga com ele só por estar entediada.
Não choraria no quarto ele pelas coisas que ele não podia consertar para ela.
O céu estava colorido como a pele dela."


Estas foram algumas frases que marquei no livro, a última me fez chorar novamente, me deu um aperto no coração  :(
Você já leu Eleanor & Park? Gostou da história? Comenta aqui em baixo! Quem não leu não sabe o quanto está perdendo!

Com amor, Bea.







2 comentários:

  1. A minha próxima resenha é dele!
    Eu gostei bastante dele, onde você viu as partes pesadas?
    Eu achei bombástico no final quem estava escrevendo aquelas coisas nos livros, nem passou na minha cabeça!

    Se eu conhecesse a Eleanor, eu teria muito pena dela e se fosse muito amiga, mandaria ela pro psicologo, nem que fosse o da escola

    Carol
    http://cappuccinowithlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Preciso, preciso muito desse livro! Ele é o primeiro da minha wishlist. Já ouvi excelentes opiniões sobre ele, que só me deixam com mais vontade de ler ><
    Além disso, a capa é linda. Bem simples e delicada, encantadora. Adorei!

    Seguindo aqui! Seu blog é ótimo, tá de parabéns :)

    Beijos :*
    Kiss of Gloss

    ResponderExcluir